Rota das Cachoeiras

As cachoeiras são atrações de presença na cidade. Magníficas, com piscina naturais de águas cristalinas. Sem duvida é um passeio necessário pela beleza e diversão.

A maioria dessas cachoeiras são formadas, nos leitos dos rios, devido à acumulação de dejetos (troncos, galhos), que foram cobertos por calcário durante longos anos. O fato de elas serem límpidas é pelo mesmo motivo explicado no post Rios de Bonitos (decantação).

As piscina naturais que se formam em baixo das cachoeiras, tem tonalidade verde esmeralda ou bem azul fazendo o lugar ficar ainda mais mágico.

Essas rotas ficam em fazendas, que além do banho em cachoeiras oferecem outras atrações Animais silvestres, atividades específicas e aquele almoço de fogão à lenha recheado de guloseimas da região.

A melhor época para ir vê-las é quando tem chuvas, porém com chuva a água fica um pouco turva. Eu levei azar fui na é poca das secas e o volume de água estava menor, mas deu para se divertir.

Dicas Importantes

Para contratar esses passeios, somente através de agências. No post Serviço e Informações, você poderá encontrar, endereços e contatos de algumas agências;

Sempre que for nesses locais vá acompanhado de um monitor ou guia. Isso é obrigatório por lei municipal;

As fazendas oferecem coletes salva-vidas. Utilize se não souber nadar, pois há locais fundos;

Para preservar o meio ambiente em alguns lugares não é permitido o uso de protetor solar e repelente na água. Por favor, respeite;

Emalgumas cachoeiras é proibida a entrada para banhar-se, por favor respeite;

Não alimentar os peixes e animais. A menos que o monitor autorize e com a comida apropriada;

Não sujar o meio ambiente com latas e pacotes, chicletes e outros objetos que levam anos para se deteriorarem (lixo no lixo);

Não consuma as águas dos rios, elas são cheias de cálcio e isso provoca diarréia;

Não toque nos animais a menos que o instrutor autorize.

A estação da Chuva é entre Dezembro e Março ( mais águas , menos águas cristalinas, menos peixes, calor do mesmo jeito rsrsr). A seca é de maio e agosto ( menos água, mais peixes, mais águas cristalinas).

Essas dicas são para alertar o turista e o descumprimento das mesmas pode gerar desconforto.

Boca de Onça

Recepção da Fazenda Boca da Onça- Photo By Claudia Grunow

Recepção da Fazenda Boca da Onça- Photo By Claudia Grunow

A fazenda tem uma infraestrutura de primeira. Fiquei com a boca aberta pela organização e infra-estrutura. Na entrada, temos:

  • Recepção;
  • Restaurante;
  • Bar;
  • Museu;
  • Piscinas com peixes;
  • loja de souvenir;
  • Área de lazer confortável para descanso e redário;
  • Sanitários;
  • Estrutura para treinar e aprender rapel.

A trilha

A infra estrutura segue a trilha. No meio desta tem um quiosque com petiscos para repor a energia e banheiros, mas, toda essa estrutura fica no chinelo em comparação com as belezas naturais que esta trilha oferece.

A trilha não é pesada, mas no meio do caminho, se tiver idosos ou crianças e não quiserem continuar o trajeto, há uma condução disponível para levá-los novamente à fazenda.

Eu voltando de caminhonete para a fazenda- Photo by Claudia Grunow

Eu voltando de caminhonete para a fazenda- Photo by Claudia Grunow

O trajeto começa com uma descida para a rota das cachoeiras. Essa parte do passeio pode ser feita de duas maneiras, de rapel ou pelas escadas. Pelo rapel é uma aventura sensacional, melhor explicado no post Circuito Radical. A descida, à pé, é uma escada com 886 degraus, opção mais barata. No final da trilha tem uma condução que retorna à fazenda, não é necessário subir  novamente a escada.

Depois da descida a trilha começa pela cachoeira Boca da Onça, passa por outras nove quedas e poços. Algumas são apenas para contemplação, pelo fato de a estrutura ser de calcário, fácil de deteriorar, mas nem todas são somente para admirarmos. O “Buraco do Macaco” é um exemplo, um dos locais que mais me impressionaram pela beleza e pela diversão. Você entra nele por uma piscina natural que tem um túnel cavado na rocha, atravessa nadando e sai em outra piscina maior de água cristalina lindo… maravilhoso.

No meio do passeio há várias espécies de árvores raras ou nativas da região e animais silvestres e da fazendas.

Geralmente a duração do passeio é de 3h.

Ao termino da trilha tem almoço na fazenda.

Mimosa

Essa trilha fica no Rio Mimoso dentro da fazenda Estancia Mimosa, ela é composta de oito cachoeiras.

A fazenda também tem uma infra  instrutura muito boa e se diferencia das outras por oferecer um café da manhã com bolos ( milho, mandioca, Etc) e doces da região, antes da caminhada. Nem te conto como foi boa essa parte.

Além da trilha das cachoeiras tem passeio a cavalo e um passeio para observação e fotografia de pássaros, porém é a parte da trilha tradicional.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Rio do Peixe

Essa rota fica na fazenda “Água viva e sobre a Trilha podemos dizer que;

  • Tempo de duração: 3h;
  • Quantidade de cachoeiras: 11;
  • É possível encontrar animais silvestres;
  • É considerada de nível médio;
  • Possui tirolesa e trampolim.

A fazenda tem uma atração à parte, o de, alimentar alguns animais. Depois do almoço o proprietário da fazenda, Sr. Moacir, começa a chamar a bicharada. O lugar fica repleto de Macacos Prego, Araras e outros. Muitos deles se aproximam para pegar o alimento na mão do turista. É muito divertido e gostoso ter essa aproximação com a natureza.*

As Araras vermelhas, Canindé e Arara azul. São as espécies que aparecem nessa fazenda. Todos os animais não estão em cativeiros e não pertencem ao proprietário, são livres. A fazenda tem apenas uma Arara azul macho que é o mascote. E posa para várias fotos.

*Lembre, esses animais só devem ser tratados com alimentos que a fazenda oferece para esse fim outra alimentação pode prejudicar a saúde deles.

Este slideshow necessita de JavaScript.



Categorias:Bonito

Tags:, , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: