Circuito Grutas

As Grutas são presentes em Bonito pelo mesmo motivo dos Rios, o “calcário”. Esse calcário está por toda a Serra da Bodoquena e várias grutas, cavernas e buracos, permeiam essa região só que devido os custos com legislação ambiental ou até mesmo desinteresse dos proprietários, nem tudo é ponto turístico.

Em Bonito temos três grutas o Abismo da “Anhumas que está mencionado no “Circuito Radical”,a Gruta da Lagoa Azul e a de São Miguel. O Buraco das Araras não é uma Gruta, mas um enorme buraco que também tem suas atrações.

Dicas importantes

Para ir a esses passeios, somente reservando com antecedência em uma agência de turismo;

Segundo lei municipal só é  é permitida a visita aos passeios com monitor ou guia das agências, pois eles tem certificação ambiental para o exercício da função;

Se levar câmera, coloque no modo caverna, principalmente na lagoa Azul, pois em outra função o azul não aparecerá;

Use o equipamento solicitado (capacete), pois é para a sua segurança.

Gruta da Lagoa Azul

Você desce por escadas esculpidas na terra, uns 100 metros desde a entrada até a lagoa interna. E a lagoa é a sensação da caverna o azul da água é impressionante.

Ela é considerada uma das maiores cavidades inundadas do planeta a profundidade é de 90 metros. E a coloração da água de cor azulada na verdade é só um fenômeno óptico. Se você pegar um copo de água da lagoa verá que ela é límpida, incolor e transparente como qualquer outra. O fenômeno chama-se espalhamento ou dispersão  de Rayleigh. Se a duvida ainda persiste vou falar um pouquinho de física para facilitar e você não achar que é sobrenatural aquele azul todo. O branco na verdade é a união de todas as cores primárias (Binômio de Newton) inclusive a azul só que o azul tem o menor comprimento de onda e por conta disto se espalha mais ao atravessar as partículas em suspensão da água. O mesmo ocorre com o nosso céu.

Além da água azul a Gruta tem uma quantidade imensa de espeleotemas (estalagmites, estalactites), aquelas pontas no teto e no chão das cavernas.

Gruta de São Miguel

Essa gruta não tem lago, mas é um local bem equipado e foi aonde eu cheguei mais perto das Araras. Há também um mirante para se olhar a região, palestra explicativas do passeio e um bar equipado.

Para chegar à Gruta é através de uma pequena trilha, você pode fazer o trajeto a pé ou com um carrinho (aqueles usados em campos de Golfe). Ela é cheia espeleotemas- estalactites, estalagmites, travertinos, coraloides e pérolas calcárias. Inclusive sensação é essa pérola formada durante anos. É um passeio diferente vale conferir.

Buraco das Araras

É um buraco realmente, com um ecossistema próprio dentro dele. Tem uma pequena mata, árvores um lago um jacaré, sapos e eles nunca sairão de lá porque não há saída. Nas encostas existem vários ninhos de Araras e elas são muitas. No local também tem animais silvestres. E um passeio para contemplar a natureza.

 



Categorias:Bonito

Tags:, , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: