Além de Templos o que ver em Chiang Mai?

Já mencionei isto em outro post, mas, a cidade de Chiang Mai somente apareceu no roteiro devido ao passeio de elefantes e ficar próximo aos tigres. O que a cidade oferece a mais? Foi a pergunta que fiz antes de embarcar para a Tailândia. Porém pouca coisa, diferente ou atraente, eu encontrei a respeito. De fato o ponto forte da cidade é os passeios mencionados acima e os Templos, mencionado no post “Templos em Chiang Mai“, mas falarei aqui de tudo que está disponível na cidade. Contudo falarei primeiro dos mais importantes.

Um dia com Elefantes

Tem várias empresas que oferecem esse passeio, pois ao redor de Chiang Mai existem fazendas com elefantes, similar a criação de cavalos.

Você paga um valor e fica um dia inteiro na fazenda, tratando, dando banho e passeando, porém tem que tomar cuidado porque algumas empresas oferecem o passeio de algumas horas apenas com os animais e o restante do dia enrolando em outros lugares. Tem sempre que ler as entrelinhas do que está comprando.

Outra questão importante é que alguns lugares não têm investimento algum de proteção aos animais e estes são explorados, subjugados a condições lamentáveis e maus tratos. Eu pesquisei bastante e descobri um local perfeito, o Elephant Nature Park, além de ter o passeio a proprietária luta para salvar os elefantes maltratados de Chiang Mai. Porém mandamos e-mail ainda do Brasil, para agendarmos o passeio com antecedência e eles nos responderam que estavam com a agenda lotada até final de agosto. Resolvemos fazer em uma fazenda indicada pelo hotel que, segundo eles não maltratava os animais e passamos o dia lá. O local era bem rústico e pobre, já os animais adoráveis me emocionaram. Eles são lindos e mansos.  A fazenda, embora pobre, parecia dar aos animais o necessário. E os elefantes que eram usados o dia todo não tinham cadeiras para que não machucasse o animal. Pareceu-me idônea e vou indicá-la aqui junto com a que não consegui agendar o passeio.

O dia incluía:

  1. Aprender como andar no animal. Em cima de uma bola de fazer Pilates (macia e confortável) você aprende a conduzir o animal Ex: Kikiiiii para ele andar rápido;
  2. Comprar alimento para o elefante.  A agência te leva em um mercado para que você compre banana, cana de açúcar em pedaços;
  3. Chegar à fazenda: Conhecer o animal e alimentá-lo;
  4. Passeio de apresentação este passeio é para apenas algumas pessoas e bem curto.
  5. Almoço na fazenda em um local bem simples eles ensinam a fazer salada thailandeza com mel, mamão verde, pimenta, tomate, alho, pepino e limão. (Atenção cuidado com o limão em contato com a pele, em dias de sol);
  6. Após o almoço vem o passeio maior que dura mais de uma hora e é bem tenso. Você entra na mata, sobe, desce por um estreito caminho. Em vários locais tinha verdadeiro penhasco e o animal vagarosamente passava. Este passeio termina em um rio onde você pode banhar os animais. Esta parte é muito divertida porque percebi que os animais gostam.

E este é o roteiro completo de como funciona. Foi muito divertido, porém, se fosse possível, eu somente faria a parte do rio. Andar neles foi, um tanto radical.

Photo by Claudia Grunow

A única coisa que me deixou chateada e não posso deixar de comentar foi ter visto uma elefante fêmea com uma cadeira para carregar pessoas (ela não estava inclusa no nosso passeio) e pude observar que sua barriga imensa se mexia ela estava prenhe. Isso me deixou triste. Eu não entendo de fazenda de elefantes e também não sei o peso que ela suporta carregar, mas em minha opinião aquele animal deveria ficar sem esforço. Fora isso, gostei muito da experiência.

Photo by Claudia Grunow

Empresas

Yogi Mahout

Esta empresa que fui ela não tem site.

Além do passeio de um dia com ecoturismo, que fiz, eles possuem um dia com rafting e dois dias e uma noite com elefantes. Os preços vão de 2500 a 7300.*

Endereço: 127/6 Rachapakinai Rd. T.Sriphum, A.Muang, Chiang Mai 50200

Valor: Paguei 3500 Baht para andar sozinha com elefante. Existe também adicional de 500 bath para um CD com fotos.*

Elephant Nature Park

Esta é a empresa que é referencia em matéria de ajudar elefantes.

Endereço: 209/2 Sridom Chai Road, Chiang Mai 50100, Tailândia
Telefone:+66 53 818 754

Maiores informações de preços e passeios direto no site-  aqui.

Não podia deixar de colocar aqui esse vídeo. Quero que  vocês assistam e conheçam um pouco sobre essa mulher (Lek) e sua atitude incrível. Se for para Chiang entre no site e faça a sua reserva com antecedência.

The Elephant Whisperer Of Chiang Mai from stillmotion on Vimeo.

Na Jaula com Tigres

Adoro gatos e estar perto de um felino é sempre um prazer, mesmo que este felino seja um tigre. Na Tailândia tem essa opção de passeio em vários lugares e Chiang Mai é um deles. Lá você poderá viver a experiência de ficar com tigres dentro de suas jaulas.
O local é o Tiger Kingdom um zoológico pequeno, com vários felinos, mas a grande atração é você ficar face to face com o animal.

Primeiro achei que eles eram dopados, mas quando cheguei percebi que entre um dormindo e outro sonolento tinha uns bem acordados, agitados e brincando. Ao entrar na jaula, confesso que, fiquei com muito medo, pois mesmo os pequenos são grandes o suficiente para machucar. E embora tenha uns rapazes tomando conta e junto o tempo todo é sempre bom não abusar. Na Jaula sempre entra poucas pessoas e para cada pessoa um instrutor.

Mesmo com todo esse cuidado em uma jaula, a dos tigres médios, me abaixei para tirar uma foto e um tigre na minha frente abaixou também começou a andar devagar e de repente balançou a bundinha para saltar. O instrutor o afastou e ele acabou indo brincar com outro felino, mas se não fosse o instrutor ele iria com certeza pular. Fora essa parte engraçada, achei bem seguro e foi incrível. É um passeio diferente e gostei muito, mas não repetiria, pois tive a sensação de que alguns tigres estavam sedados, principalmente os pequenos.

Ingresso: Para ver todos os tigres e de quebra levar o CD com fotos de duas jaulas saiu o preço de 4500 bath* por pessoa. Como éramos duas ( eu e uma amiga), conseguimos fotos de todas as jaulas. Caso esteja sozinho terá que pagar adicional para mais jaulas.

Site para maiores informações, aqui.

Locais para Compras

Night Bazaar

O Night Bazaar é um local que lembra muito a 25 de março. Repleto de coisa da china e entre um souvenir e pulseiras de prata tem bastante bugiganga. Mas é bacana para umas comprinhas. Além das compras esse lugar também é bacana para comida. Vale a pena ir para você conhecer como são os night bazares da Tailândia porque em outras cidades são exatamente iguais.

Shoppings

Passeando pela cidade achamos alguns shoppings onde você também pode fazer suas compras. Tem vários, porém eu apenas fui ao Maya, porém, caso você esteja interessado em compras em Chiang Mai tem um site chamado Chiang Mai Sawadee.com. Lá você encontrará todos os lugares para compra. Clique aqui para acessá-lo.

Maya Shopping

Endereço: Huai Kaeo Rd.

Inclusive na Huai Kaeo Rd, tem uma nigthclub chamada Barroom e ela fica de um Market bem bonitinho, com várias lojas é um bom lugar para sentar e tomar uma cerveja.

Outros Passeios

Bike, Kayak e Trekking em Chiang Mai

Outro passeio interessante é fazer um desses exportes na cidade. Várias empresas oferecem esse serviço. Não cheguei a fazer, mas li a respeito e se você está procurando aventura pode arriscar. Pelo que li são roteiros que vão do nível difícil ao leve e por dentro da floresta de Chiang Mai.

Vilas interessantes

Temos algumas vilas que vale mencionar elas são:

Borsang (vilarejo com artesas de guarda chuva)
Meo ( Das mulheres com argolas no pescoço)
Doi Pui outro vilarejo com cachoeiras e um povoado com uma cultura bem local.

Eu não fui por conta de tempo e dinheiro, mas acho que vale pela imersão na cultura. Pois a cidade sempre está contaminada com costumes ocidentais. Lá você irá encontrar instrumentos musicais, trajes tradicionais, bordados de prata e artesanato de bambu.
Para chegar a elas somente alugando moto ou pagando taxi.
A Meo e a Doi Pui é na mesma direção do Templo Doi Suthep. Huay Kaew Rd.
Borsang: fica longe da cidade. Se você pegar a rua do portão Chamado “Thapae gate” e seguir no sentido fora do centro velho. Vai chegar lá, mas se informe na cidade, porque essa rua muda de nome várias vezes.

A  Cidade

A cidade também é uma opção de passeio, suas ruas, lojas, casas de massagem, as pessoas, a arquitetura, as imensas placas com o rosto do rei e da rainha da Tailândia. Além disso, no centro de Chiang mai tem uma região chamada de centro velho (Old City). Está região é muito antiga e é cercada por uma muralha em ruínas e um fosso (igual um rio). Para entrar nesse centro existem cinco entradas, porém a mais interessante é a Thapae Gate, pois do lado de fora dos portões tem uma feira nos fim de semana com comidas, artesanato e produtos da região além de show com artistas locais.
Tudo isso e muito mais, afinal estamos em outra cultura e embora o capitalismo e a globalização tenha suas raízes, nos Mcdonalds e seven elevens. A cidade tem a sua própria cultura e vale muito à pena explorar. Uma coisa que me deixou bem impressionada foi uma noite, após a chuva, passamos por uma praça ao lado de uma avenida bem movimentada, nos estávamos distraídas conversando, quando um chiado me roubou a atenção e comentei com a minha amiga que me acompanhou nessa viagem. Isso são pássaros? Sim, eram pássaros, em plena oito horas da noite, em uma algazarra. Fiquei ali ouvindo uns minutos, nunca tinha visto nada igual, pra mim pássaros dormiam a noite… Não em Chiang Mai!

* Todos os preços desta páginas foram informados com data de agosto de 2014. Lembre-se que em outra data poderá existir alterações.


Categorias:Chiang Mai

Tags:, , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: