O que você precisa saber antes de ir para Tailândia!

Se você escolheu a Tailândia como roteiro de viagem com certeza fez uma boa escolha, mas não esqueça que essa imersão é em uma cultura totalmente diferente dos costumeiros hábitos ocidentais. Foi pensando nessas novidades e choques de diferenças, que gostaria de frisar algumas dicas importantes. Assim, você não corre o risco de ser pego de surpresa.

Costumes

Na maioria dos estabelecimentos (lojas, farmácia, etc…) você tem que tirar o sapato para entrar. Procure andar de chinelo ou sandálias é mais fácil de tirar e colocar.

Quando entrar em um templo sempre retire os sapatos na entrada e jamais se sente com as solas dos pés de frente para alguma imagem de Buda. Sente na posição de lótus ou com os pés para trás em forma de sereia.

Evite dar a mão ou andar abraçado em público, mesmo se for com sua esposa, marido ou namorado (a).

Cumprimentos

  • Sawdwe (olá)
  • Kop run ka (obrigado)

Para cumprimentar, una as mãos em posição de rezar (orar) e faça uma leve inclinação de cabeça, igual ao “sayonara” em japonês. Não se cumprimenta com as mãos é considerado rude. Em Bangkok muda um pouco, inclusive um motorista de Tuk Tuk me cumprimentou com aperto de mão.

Atenção: É uma grande ofensa na Tailândia tocar no corpo de um local, especialmente na cabeça. Mas eu sei! Você vai sentir vontade de abraçar várias pessoas por que elas são queridas, mas controle-se.

Roupas

Mulheres: Saia longa e ombros cobertos. Evite shorts e saias curtas;

Homens: Calça, camiseta com manga e bermuda.

Eu improviei uma roupa para muitos dos templos que encontrei no caminho. Neste eu usei uma canga. Templo encontrado na ilha de Kho Samui

Eu improvisei uma roupa para muitos dos templos que encontrei no caminho. Neste eu usei uma canga.
Templo Vermelho encontrado na ilha de Kho Samui

Fotografias

Você pode tirar foto de tudo à vontade o que não puder tem placa avisando. Também pode tirar foto com monges ou dos mesmos, mas não exagere.

Photo by Claudia Grunow

Comida

Muito boa para quem gosta de condimentos temperos. Usa-se bastante alho, coentro e lógico a pimenta. Pergunte, se tem muita pimenta ou se eles servem sem a mesma. E cuidado com o médio deles, às vezes pode ser super apimentado.

O sal usa-se pouco. A comida é levemente adocicada (agridoce) inclusive eles usam mel em alguns pratos.
Uma coisa interessante é que eles nunca colocam faca na mesa, somente colher, garfo e às vezes o hashi.Photo by Claudia Grunow

Pratos exóticos e excêntricos (tarantula, escorpião) somente vi em Bangkok.

Escorpião vendido em Bangkok

Escorpião vendido em Bangkok

Cuidados

Evite beber água de torneira, tome cuidado onde vai pedir gelo e lavar frutas. Está ressalva é devido à grande quantidade de casos de cólera no lugar.

Voltagem

Em toda a Tailândia a voltagem é 110 volts. E o plug da tomada é similar com o modelo brasileiro (não é padrão americano). Porém em alguns hotéis os buracos da tomada eram um pouco mais largo que o meu plug (Se possível leve um adaptador).

Documentos

Para entrar na Tailândia não é necessário visto, mas é preciso do comprovante da vacina da febre amarela (yello fever) e uma papelada.

Quando chegar à Tailândia terá de preencher formulários de alfândega (geralmente eles entregam no vôo).  Quando chegar no país você terá de passar no “Health Control” onde irá receber o carimbo de confirmação da vacina e terá de preencher outros formulários. Só então comparecer na Alfândega, com toda essa papelada, mais comprovação de estadia, para responder as perguntas fazer cara de pastel pra foto e… Ufa! Está dentro!

Outra observação que julgo importante. Em algumas ilhas e cidades, para as tratativas onde envolva contrato(ex.: aluguel de moto ou garantia de não perder a chave do quarto), eles ficam com seu passaporte, mas é seguro e é devolvido na entrega da moto ou no check out. Só não esqueça o documento! Kho Tao e Kho Pagnam são exemplos de lugares que fazem desta forma.

Dinheiro

O dinheiro utilizado em toda a Tailândia é o Bath. Em Bangkok alguns estabelecimentos aceita-se dólar, mas é raro encontrar. Troque seus dólares nas casas de câmbio (Exchange) e instituições bancárias. Cuidado com trocados em papel observe se não estão rasgados porque podem não ser aceitos.

Clima

O clima na Tailândia é quente e úmido (Tropical). Divide-se entre três estações:

  • Novembro a Fevereiro – Temperado- Temperatura em média 20º C
  • Março a Maio- Temperado – Temperatura em média 30º C
  • Junho a Outubro – Chuvoso – Temperatura em média 24º e os 34º C

A melhor época para viajar é de Novembro a Fevereiro. Fui em Agosto e peguei alguns dias de chuva principalmente nas ilhas.

Sugestão: Não se esqueça de levar capa de chuva e material impermeável para aparelhos como câmera fotográfica e aparelhos eletrônicos.

Lavanderia (Laundry)

Vou colocar aqui porque praticamente em toda a Tailândia é igual. O valor é baixo (60 Baht o quilo) * e compensa muito. Diminua a mala, adicione look novo (compras), ganhe satisfação e…  TIRE um “peso das suas costas”.

* Todos os preços desta páginas foram informados com data de agosto de 2014. Lembre-se que em outra data poderá existir alterações.

Pronto! Agora relaxe, você já está preparado para meus próximos post. Vem? Vamos juntos nesta exótica aventura!

The View Point - Kho Phi Phi

The View Point – Kho Phi Phi



Categorias:Asia, Mundo, Tailândia

2 respostas

  1. Claudinha, parabéns pelo post. Arrasou nas dicas. Bjss

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: