Templos em Bangkok

Bangkok existe desde o século XVIII e 99% da população é Budista, com esses dados na cabeça não me assustei quando ouvi que nesta cidade existem mais de três mil templos. Porém meu tempo foi curto para conhecê-los. Não consegui nem metade deles, mas fui a dois lugares que me deram uma noção do que é um templo na Tailândia e gostei muito. 

Stupa - Estrutura onde ficam os restos mortais cremados de alguém importante para a religião budista- Photo By Claudia Grunow

Stupa – Estrutura onde ficam os restos mortais cremados de alguém importante para a religião budista- Photo By Claudia Grunow

Eu já havia visitado Chiang Mai (veja o Post “Templos em Chiang Mai‘) e já estava impressionada, mas os templos de Bangkok conseguiram me surpreender e fizeram as apresentações necessárias mostrando arte, arquitetura, religião e acima de tudo história.

O Grande Palácio Real ( The Real Grand Palace)

Imagine um lugar imenso cercado por muros altos e dentro muitos palácios, templos, jardins e esculturas. Acrescente mantras entoados, flores de lótus enfeitando o lugar, muito dourado, muitas saias varrendo o chão e muita paz.

Templo e Pagoda - Photo by Claudia Grunow

Templo e Pagoda – Photo by Claudia Grunow

Esse local na verdade marca um início de uma nova história da vida dos Tailandeses. Foi em 1782 que Bangkok virou capital de um novo reino que no futuro se chamaria Tailândia e nessa mesma época foi construído ao lado do Rio Chao Phraya esse Grande palácio. A idéia era que unisse a casa real e os escritórios administrativos do governo num único lugar e durante muitos anos funcionou assim, porém em 1946 deixou de ser a residência oficial do rei. Alguns locais são fechados ao público por ainda serem locais de cerimônia reais e escritórios do governo.

O Lugar impressiona parece uma cidade grande só que no lugar de casas são templos e pagodas de vários tipos e tamanhos. Nesses 200 e poucos anos que se passaram, de 1782 até hoje. Muitos reis deixaram sua marca, seu estilo nas estruturas do local. Desta forma é natural que você olha para a esquerda e admira um templo todo trabalhado em retângulos de vidros e cheio de sinos com pêndulos de coração e olha para a direita é vê um templo em cimento e pedra muito parecido com o Angkor Wat do Camboja, mas mesmo essa mistura impressiona.

Tirei muitas fotos. Eu não sabia o que mais agradaria o meu leitor, porque para mim tudo era muito rico em detalhes. Talvez eu peque pelo exagero de fotos, mas é uma forma de você apreciar comigo esse belo lugar. 

Diferentes Telhados - Photos by Claudia Grunow

Diferentes Telhados – Photos by Claudia Grunow

Dentro dos muros altos existem vários templos que são divididos em grupos. Alguns grupos são importantes como é o caso do Monastério do Buda de Esmeralda ( em minha opinião o mais bonito). Dentro dele não pode ser fotografado, mas tem uma escultura do Buda em Jade.

Esculturas no Palácio do Buda de Esmeralda- Photos by Claudia Grunow

Esculturas no Palácio do Buda de Esmeralda- Photos by Claudia Grunow

O terraço superior com uma Pagoda Dourada (Golden Pagoda) foto mostrada acima é um dos pontos mais visitados.

Bem perto dali temos o grupo chamado de  Phra Maha Monthian  e o Dusit que foram uma das primeiras construções no lugar.

Hor Phra Monthian Dharma - Photos by Claudia Grunow

Hor Phra Monthian Dharma – Photos by Claudia Grunow

Além desses grupos temos muitos outros dentro da muralha. A maioria é fechado você só verá as construções os que são abertos as vezes tem cultos e você pode participar sempre seguindo as regras para não ofender e desrespeitar os que frequentam os cultos. Caso não lembre como se portar diante de uma estátua do Buda, entre no post “Tudo o que você precisa saber antes de ir para Tailândia”.

Culto fotografado da porta com permissão - Photo by Claudia Grunow

Culto fotografado da porta com permissão – Photo by Claudia Grunow

Neste mesmo post você terá também acesso a informação sobre a roupa necessária para se apresentar e entrar no Grande Palace. Eles são rigorosos quanto a isso se não estiver de acordo não entra no Lugar. Devemos respeitar, afinal ele é também um templo religioso e precisa que você esteja com a vestimenta necessária. Então, fica a dica: Procure ir com a roupa certa e tire os sapatos onde pede para retirar. Independente das nossas crenças devemos sempre respeitar as demais.  

Este slideshow necessita de JavaScript.

Serviços Grand Palace

Na entrada existem muitas lojinhas que vende souvenir.  Dentro dele existe um restaurante e três banheiros.

Ingresso: 500* Bath

Horário: Das 09h00min ás 16h00min a compra de ingresso é só até às 15h30min

Endereço: Fica na Th Na Phra Lan, perto do ferry boat Tha Chang. Da Rua Khao San fomos à pé e gastamos uns 20 minutos. 

Informações mais atualizadas clique aqui 

Wat Pho

Este templo fica ao Lado do Grand Palace é famoso pela estátua que está reclinada.    Segundo um monge ela está indo para o Nirvana (estado pleno de prazer). Todo mundo fala o Buda reclinado ou dormindo.

Buda reclinado - Photo by Claudia Grunow

Buda reclinado – Photo by Claudia Grunow

O lugar não diferencia muito do Grand Palace, porém tem bem mais estátuas do Buda, são mil espalhadas pelo complexo. Achei mais harmoniosa as construções.

A estátua do Buda reclinado impressiona. É realmente enorme, do tamanha do Cristo Redentor e é banhada em ouro. No seu imenso pé todo em Madre Pérola tem 108 características boas do Buda.

O Buda fica meio apertadinho na construção que também é toda trabalhada. Ainda dentro ao redor das janelas tem várias panelas que é para você colocar uma moeda em cada para trazer prosperidade. O dinheiro é para os monges usarem com o templo.

 Além da belíssima arquitetura do local os monges fazem massagens e na época em que os visitei também ensinavam. Talvez porque esse lugar foi uma universidade no passado. Aliais a primeira Universidade Pública da Tailândia.

Roupas e sapatos é a mesma regra que funciona para os outros templos.

Serviço Wat Pho

Ingresso: 100* Bath e uma garrafa de água.

Horário: Dás 08h00min às 17h00min

Endereço: Ao lado do Grand Palace

Clique aqui para obter informações atuais

Buda gigante - Photo by Claudia Grunow

Buda gigante – Photo by Claudia Grunow

*Todos os preços são baseados na minha viagem que ocorreu em Setembro de 2014. Portanto deverá ser consultado em outras épocas.


Categorias:Bangkok

Tags:, , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: